sábado, 4 de dezembro de 2010

Torta de Alho Poró

Nhac!
A dias que venho dizendo "hoje vou fazer uma torta de alho poró".
Sabadão tranqulio em casa decidi, hoje é HOJE!


Fui para internet pegar uma receita, virou e mexeu caí no site que eu mais adoro de receitas - Tudo Gostoso
Tinham uma receitas de massa feita em liquidificador, acredito que sejam aquelas tortas fôfas e não de massa podre, como eu conheço meu eleitorado decidi por esta receita em que a base é massa podre.


Nem é preciso dizer que meu atual companheiro de todos os momentos estava comigo. 
É minha gente o iPad, com o site aberto na foto ao lado...




Ingredientes


Massa:
1 ovo inteiro
100g de margarina
1/2 copo (requeijão) de água gelada - *cuidado para a massa não ficar mole demais, eu tive que adicionar farinha e coloquei metade desta porção de água
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de óleo
13 colheres (sopa) de farinha de trigo


Recheio:
2 alhos poró
1 dente de alho amassado
1 cebola pequena picada
1 colher (sopa) de azeite
Salsinha picada
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de queijo fresco amassado - *eu usei ricotta e cottage
1 colher (sopa) de amido de milho - *Maisena
Orégano e sal a gosto
1 ovo batido para pincelar 


Modo de Fazer





Coloque a farinha em uma tigela e faça um cova, junte o ovo, a margarina, o sal, o fermento em pó e o óleo
Amasse com as pontas dos dedos
Junte a água, aos poucos, amassando até ficar uma massa macia
Coloque na geladeira por 20 minutos
Enquanto isso prepare o recheio
Corte o Alho Poró em fatias finas, refogue a cebola e o alho no azeite, junte o alho poró, refogue rapidamente
Adicione a salsinha
Desmanche o amido no leite, junte ao refogado e cozinhe até ficar cremoso
Retire do fogo, junte o sal, o oregano e o queijo fresco amassado
Deixe esfriar






Divida a massa e abra com rolo, ou pau de macarrão
Forre o fundo de uma assadeira de 22cm de diâmetro (em média), pode ser com fundo removível ou de teflon
Coloque o recheio já frio, cubra com a outra parte da massa, pincele com o ovo batido, fure com o garfo para não estufar
Leve ao forno médio por 25 minutos (200 graus), até ficar dourada


Bom apetite!







Nenhum comentário:

Postar um comentário